História do Projeto
Hoje em dia qualquer pessoa tem acesso, através do computador, a um leque enorme de jogos interativos, histórias, animações, simulações e outros tipos de média interativos e dinâmicos. No entanto, a maioria destes programas são um caminho de sentido único já que apenas permitem pesquisar e utilizar o que alguém criou… não é possível conceber e criar o nosso próprio programa!
E quem se aventura a criar um programa acaba por ver a programação como uma atividade muito especializada e aborrecida, acessível apenas aos que possuem um vasto conhecimento informático. Este fator aliado a tantos outros, como a falta de conhecimento, a preguiça mental e a desmotivação perante o primeiro obstáculo, fazem com que as pessoas se alheiem a criar coisas novas.
O Scratch altera esta situação, promovendo a possibilidade de se imaginar e criar no computador o que se desejar.
Mas afinal o que é o Scratch?
É um programa freeware inovador, desenvolvido por um grupo de investigadores do MIT Media Lab, o Lifelong Kindergarten Research Group, que permite exercitar a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático, ao disponibilizar ferramentas de programação informática simplificadas, com base nas quais podem ser desenvolvidos projetos, tais como, por exemplo, histórias interativas, simulações, soluções de problemas.
O Scratch torna fácil a combinação de gráficos, imagens, fotografias, música e som em criações interativas: é possível criar personagens que dançam, cantam e interagem umas com as outras; ou criar imagens que rodopiam, giram ou se animam como resposta aos movimentos do rato; ou integrar imagens com efeitos de som e clips musicais para criar um cartão interativo de aniversário para um amigo/colega; ou para criar um relatório interativo para apresentar na escola.
Sob o lema “Imagina, Programa, Partilha”, o Scratch assume-se como um interface para fazer com que a programação seja atrativa e acessível para quem se disponha a aprender a programar. Segundo os seus criadores, foi desenhado como meio de expressão para ajudar as crianças (mesmo as que ainda não sabem ler!) e os jovens a expressar as suas ideias de forma criativa. E apesar de no núcleo do programa estar uma linguagem gráfica de programação que permite o controlo de ações e interações entre diferentes tipos de média, programar no Scratch é muito mais fácil do que o que acontece nas linguagens de programação
tradicionais: basta encaixar comandos gráficos uns nos outros, tal como se faz com as peças de um puzzle.
Uma vez criado um projeto Scratch, o mesmo pode ser partilhado online na página do Scratch (em Portugal disponível a partir do portal SapoKids). Também é possível incorporar projetos Scratch noutras páginas da Internet. Mais, é possível explorar os projetos partilhados pelos outros “scratchers” nas galerias online do programa. Consequentemente podem surgir novas ideias para projetos Scratch! E pode-se descarregar qualquer projeto e usar partes do mesmo para construir o nosso próprio projeto.